Os Cavaleiros do Zodíaco chegaram ao Brasil em 1994. No dia 1º de Setembro era exibido, na extinta REDE MANCHETE, o primeiro episódio da série. O sucesso veio de imediato e naturalmente (sem muita divulgação). O desenho começou a ser exibido em dois horários: às 10h30min dentro do programa infantil Dudalegria e às 18h30min dentro de outro programa infantil Clube da Criança. Depois, a série ganhou um programa próprio, com a apresentadora Mitsui. A Manchete ficou marcada pela constante reprise dos episódios (sempre que chegava no episódio 52 a série começava a ser reprisada desde o início). Os Cavaleiros do Zodíaco ficaram no ar até 1997, batendo recordes de audiência. Neste tempo muitos produtos foram lançados, podendo destacar: álbuns, cd e lp musical (chegou a ganhar até disco de ouro), mochilas, estojos, etc.
Uma grande febre de bonecos (Action Figures) começou a se formar. Cerca de 900.000 bonecos foram vendidos nos 3 anos em que a série esteve no BRASIL. Além disso, o longa metragem A Lenda dos Defensores de Atens (o filme do Abel, chamado na época aqui no Brasil e "O Filme") foi exibido nos cinemas e teve grande público.
Assim que a série parou de ser exibida, as emissoras de TV viram que poderia ser uma boa investir em desenhos animados japoneses. Começaram a aparecer muitos outros animes, mas nenhum conseguiu cativar tanto público quanto Os Cavaleiros do Zodíaco.
Em 2001, a Conrad Editora adquiriu os direitos para lançar o mangá. Com veinculação mensal, o mangá nacional teve 48 edições. A Editora também lançou 10 volumes do mangá Episódio G, mas depois que decretou falência acabou parando o lançamento no meio (faltam, no momento, 7 volumes do mangá para serem lançados no Brasil ainda).
Após exatamente 9 anos de exibição da série no Brasil, Os Cavaleiros do Zodíaco voltavam no histórico dia 1 de Setembro de 2003 (o dia 1 de Setembro tem um valor muito especial para os fãs, pois as duas estréias no Brasil foram exatamente nesta data) no canal fechado Cartoon Network, mas desta vez redublado nos estúdios da Álamo (a dublagem antiga havia sido feita na extinta Gota Mágica). Para comemorar o lançamento da série, foi produzido um evento temático chamadoCavaleiros Anime Show. O evento recebeu um público superior a 5.000 pessoas em dois dias e contou com total apoio da empresa licenciadora da série na época, a Creative Licensing Brasil (hoje a série é licenciada pela Angelotti Licensing & Entertainment Business).
Um fato importante é que desta vez os fãs tiveram a chance de participar e ajudar em vários momentos. No Natal de 2003, 40.000 bonecos foram vendidos em menos de 2 semanas e em 2004, a Rede Bandeirantes começou a exibir o anime, que ficou no ar até 2007. A Saga de Hades começou a ser lançada em DVD, pela PlayArte, no meio de 2006. Aliás, a PlayArte fez o lançamento da série completa em DVD (com toda a série clássica, Hades e todos os filmes, incluindo o Prólogo do Céu, que também teve exibição nos cinemas brasileiros, mas de forma bem discreta).
Em 2007, a Editora JBC anunciou o lançamento do mangá do Lost Canvas no Brasil. Com periodicidade bimestral, o mangá continua sendo lançado no Brasil nos dias de hoje.
Em 2010, a empresa Angelotti Licensing & Entertainment anunciou um novo relançamento da série no Brasil. O retorno será novamente na TV Bandeirantes, só que desta vez a emissora comprou também os 31 episódios da Saga de Hades. Um novo projeto de lincenciamento está embutido, com o lançamento de vários produtos, incluindo álbuns, pôsteres, bonecos etc.
Fonte: cavzodiaco.com.br


ConversãoConversão EmoticonEmoticon